segunda-feira, 13 de julho de 2009

ÁGUA DA MINHA TERRA.

No dia 23 de junho de 2009, foi realizada uma palestra sobre o tema “Água em Nosso Município” (Dracena SP) proferida pelo sr. Adalberte Stivari, engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Dracena. Participaram do evento os alunos das 8ªs séries “B” e “C”.

Sr. Adalberte Stivari - engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura em Palestra na E.E. “9 DE JULHO”.



O aluno Vinícius Sólis da 8ª C filmou o evento.



Sr. Adalberte apresentou o mapa da drenagem do município de Dracena (SP), destacando aos alunos que a cidade está localizada na ponta do espigão divisor dos rios:- Aguapeí, Peixe e Marrecas.


RELATÓRIO ELABORADO PELA ALUNA MAÍRA MACHADO SCALIANTE.

No dia 23 de junho, os alunos das 8ªs séries B e C da Escola “9 de Julho” de Dracena, assistiram a uma palestra sobre a água em nossa região com o engenheiro agrônomo da casa da agricultura sr. Adalberte Stivari.
Ele falou-nos sobre vários assuntos, um deles foi os fatores do assoreamento dos rios que são os tipos de solo: arenoso e argiloso, que mandam sedimentos para os córregos e rios, agentes poluentes e a falta de mata ciliar.
A cultura do café ajuda a manter o solo “ocupado” assim os sedimentos não se soltam e não caem nos leitos dos córregos e rios.
Disse também que Dracena representa uma casa de três águas, pois manda água para três pontos diferentes, rio Aguapeí, rio do Peixe e rio Paraná. Por estar num lugar alto. Todas as nascentes de córregos da cidade vêm da zona urbana.
Uma das soluções para a conservação da água é cuidar do solo, cuidar do esgoto também ajuda a preservar a água. Plantar árvores que formam a matar ciliar ajuda pouco. A cultura do café em nossa região, que é uma cultura permanente, ajudava na proteção dos córregos.
Disse também: - A água não é gerada na torneira, muita gente utiliza água do poço para piscina e esbanja de todas as formas. Devemos nos conscientizar para essa reação. Chamar a responsabilidade. Inclusive coletando a água da chuva para utilizar em certas ocasiões.
Existem lugares da zona leste do estado de são Paulo que o pessoal da zona rural paga para a utilização da água dos córregos.
Nossa cidade é privilegiada em relação a disponibilidade de água. Dependendo da bomba aqui conseguimos cerca de 20, 30 a 40 metros cúbicos de água.. Temos aqui o aqüífero de melhor qualidade e mais acessível. De Irapuru para cá. A região é bem irrigada esse pode ser um fator de desenvolvimento da região. Os grandes empresários das grandes cidades como Campinas, São Paulo e Ribeirão Preto poderão investir em nossa cidade com interesse na água do subsolo.
A água não é inesgotável, a água não gera da torneira vem do subsolo, cuidado com banhos demorados.
Ensinou-nos sobre como cuidar do lixo e não jogar nas ruas porque jogando, polui nascentes e córregos que vão para os rios.

Um comentário:

  1. eu achei muito legal porque consegui aprender um poucou mais sobre a agua.

    ResponderExcluir

Olá!
Ao visitar o blog, deixe seu comentário.